Castelo de Glamis


O Castelo de Glamis é um palácio que se localiza na aldeia de Glamis, a doze milhas da cidade de Dundee, em Angus, no leste da Escócia. Pertencente à família Bowes-Lyon, um dos mais antigos clãs da nobreza escocesa, é a residência do Conde e da Condessa de Strathmore, que abrem o castelo ao público.
Este palácio é a casa do Conde e Condessa de Strathmore and Kinghorne e encontra-se aberto ao público. Lady Elizabeth Bowes-Lyon, mais conhecida como Rainha Mãe, nasceu neste castelo, no dia 4 de Agosto de 1900, e passou ali a sua infância. A sua segunda filha, a Princesa Margarida, também nasceu em Glamis. Desde 1987, uma imagem do castelo está estampada no reverso da nota de dez libras esterlinas emitida pelo Banco Real da Escócia.

O Monstro de Gladis
O Castelo de Glamis sob a neve, retratado no inverno de 1880.
A tradição local diz que o Castelo de Glamis tem mais mistérios que qualquer outro na Escócia. A mais famosa lendas ligada com o castelo é a do Monstro de Glamis, uma criança hediondamente deformada nascida na família Bowes-Lyon. O alegado "Monstro" era Thomas Bowes-Lyon, primeiro filho de George Bowes-Lyon e Charlotte Grimstead, trisavós de Lady Elizabeth Bowes Lyon, a qual se tornou rainha consorte em 1936. De acordo com a obra Peerage of Scotland ("Pariato da Escócia"), do genealogista Robert Douglas, Thomas nasceu e faleceu em 21 de Outubro de 1821. A parteira, cujo nome é desconhecido, teria contado no vilarejo local que a criança nasceu deformada e foi dada como morta um ou dois dias depois. Thomas não teve sepultura, facto que alimentou os rumores. Afirma-se que Thomas foi amamentado secretamente e confinado num dos muitos quartos secretos do castelo, onde teria passado toda a sua vida, aparecendo sem ser notado, mas deixando seus rastos. O quarto que ocupou terá sido murado com tijolos depois do seu falecimento. Uma versão alternativa da lenda afirma que em todas as gerações da família nasce uma criança vampira e que esta é emparedada nessa sala. Existe uma velha história que conta que, uma vez, hóspedes instalados em Gladis terão pendurado toalhas nas janelas de todas as salas numa tentativa de encontrar a suíte murada onde residiu o monstro. Quando olharam para o castelo do lado de fora, várias janelas não tinham toalhas.
A lenda do monstro pode ter sido inspirada na história verdadeira dos Ogilvies. Algures, na parede de quase cinco metros (16 pés) de espessura, fica a famosa sala de caveiras, onde a família Ogilvie, procurando protecção dos seus inimigos, os Lindsays, foi emparedada até morrer de fome.
Supostamente, um outro monstro terá habitado no Loch Calder, perto do castelo.
A Dama Cinza
Existe uma pequena capela dentro do castelo com lugar para 46 pessoas. A história dada aos visitantes pelos guias turísticos do castelo conta que um dos lugares da capela está sempre reservado para a Dama Cinza ("Grey Lady"), supostamente um fantasma que habita no castelo e que se pensa ser Janet Douglas, Lady Glamis, esposa do 6º Senhor de Glamis; acusada de bruxaria, foi torturada para confessar e em seguida queimada num espeto. De acordo com os guias, a capela ainda é usada regularmente para funções familiares, no entanto, ninguém tem permissão para se sentar naquele lugar.
Certa vez, o falecido Sir David Bowes-Lyon, 14º Conde de Strathmore e Kinghorne, enquanto dava um passeio tardio pelo relvado após o jantar, afirmou ter visto uma jovem mulher que se agarrava às barras duma janela do castelo e olhava distraidamente para a noite. Quando foi falar com a jovem, ela desapareceu inesperadamente, como se alguém a tivesse afastado da janela.
Jogar às cartas com o diabo
O Conde Beardie foi um dos hóspedes do Castelo de Glamis. Certa noite, já embriagado, resolveu convidar os amigos para jogar cartas. Era o sabbath, pelo que os seus anfitriões recusaram, alegando encontrarem-se num dia religioso. Lord Beardie ficou tão furioso que declarou que jogaria com o próprio Diabo. Logo após, um estranho entrou no castelo e perguntou se Lord Beardie desejava um parceiro para o jogo. Começaram a jogar numa das salas. Mais tarde, os criados ouviram gritos e maldições vindos do salão. Um deles foi espreitar pelo buraco da fechadura, e a história conat que um raio de luz atravessou o orifício e cegou-o. O estranho desapareceu levando a alma do conde consigo.
Muitos têm dito que ouviram gritos e o som dos dados a rolar. Afirma-se que o conde ainda joga cartas com o diabo.



0 comentários:

Postar um comentário

 
Afraid - Sinta o Medo © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, website, and Home Page